A Luta Pela Santificação

Imundo

Há uma verdade básica nas escrituras que nos mostra o motivo que é tão difícil ser santo e fácil ser imundo ou impuro. Não estamos falando sobre a salvação. Estamos falando sobre as nossas ações serem mais puras e santas em nosso viver diário.

Pecar é fácil. O problema é ser santo. Santificação é uma luta. A santificação ou pureza é adquirida através de anos de crescimento espiritual. Santidade é desenvolvido na vida de alguém que deseja agradar a Deus em toda área de sua vida. Se você tem um bom testemunho, cuidado. Você pode perder este testemunho em dias ou minutos. O imundo contamina o santificado, mas o santificado não santifica o imundo.

Pecado é como uma doença. Ele é contagioso! Porém, a boa saúde não é contagioso. Ou melhor. Uma pessoa não pode ser curada por respirar o seu ar ou tocar na sua pele. No contrário, a doença pode ser contagiosa e espalhada no ar para as pessoas mais próximas a você.

O pecado, assim como algumas doenças, espalha e pode contagiar outros. Vamos aplicar esse pensamento em algo prático em nossas vidas. Se alguém roubar um dinheiro e dar o dinheiro na oferta, Deus vai se agradar com ele. Não! Aquele dinheiro é contaminado. Ananias e Safira obteram o dinheiro legalmente, mas mentiram sobre o valor. A mentira contaminou aquela oferta.

A Bíblia diz simplesmente que um pouco de fermento leveda toda a massa. Uma pessoa vil dentro da igreja pode levar muitas pessoas a uma falsa doutrina. Uma mentira normalmente gera outra mentira.

Existem alguns versículos escondidos no livro do profeta Ageu que nos ajudam entender esta luta com o pecado e a santidade. Veja só o que o profeta falou em Ageu 2:11-14…

“Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Pergunta agora aos sacerdotes, acerca da lei, dizendo: Se alguém leva carne santa na orla das suas vestes, e com ela tocar no pão, ou no guisado, ou no vinho, ou no azeite, ou em outro qualquer mantimento, porventura ficará isto santificado? E os sacerdotes responderam: Não. E disse Ageu: Se alguém que for contaminado pelo contato com o corpo morto, tocar nalguma destas coisas, ficará ela imunda? E os sacerdotes responderam, dizendo: Ficará imunda. Então respondeu Ageu, dizendo: Assim é este povo, e assim é esta nação diante de mim, diz o SENHOR; e assim é toda a obra das suas mãos; e tudo o que ali oferecem imundo é.”

Como Ageu disse, a sua santidade não é espalhada para outros. A santidade não é por acaso. Você deve propositadamente buscar a sua santidade. Você não pode pensar que a santidade de seus pais ou de algum outro crente vai te ajudar. Eles podem te influenciar, mas você vai ter que buscar a Deus por si mesmo. Não existe santidade fácil. Ninguém é santo sem querer.

Do outro lado, o pecado é fácil. O pecado contamina, é contagioso, e rápidamente fermenta relacionamentos e vidas. O único modo de se livrar desta contaminação é pela Palavra de Deus. (Salmo 119:9, 11, 101, 105)

Examine a Palavra de Deus! Não só leia, mas obedeça! Busque a santidade! Hebreus diz que devemos seguir “a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” Várias vezes também a Bíblia diz que devemos ser santos porque Ele é santo. Daniel propôs no seu coração não se contaminar! E você?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *